Pós-Graduação
em
Psiquiatria da infância e adolescência

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSIQUIATRIA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

A pós-graduação em Psiquiatria da Infância e Adolescência oferece aos médicos, psiquiatras e colegas de outras especialidades uma oportunidade única de aprofundar seus conhecimentos e habilidades no cuidado de crianças e adolescentes com transtornos mentais. Com foco no desenvolvimento neuropsiquiátrico e nas particularidades do diagnóstico e tratamento em diferentes faixas etárias, este curso busca preparar os profissionais para lidar com uma população vulnerável e que vem sofrendo cada vez mais com questões de saúde mental. A compreensão das nuances do desenvolvimento emocional e comportamental é fundamental para intervenções eficazes que promovam o bem-estar e o crescimento saudável de crianças e adolescentes.

Durante o curso, os participantes terão contato com as principais abordagens teóricas e práticas utilizadas na psiquiatria infantil, com ênfase em temas como transtornos do neurodesenvolvimento, transtornos de humor, ansiedade, e psicoses precoces. Além disso, o programa abordará os aspectos éticos e legais específicos da prática psiquiátrica com menores de idade, incluindo o sigilo médico, questões de autonomia e consentimento, e intervenções em situações de risco.

Voltado para médicos de todas as especialidades e psiquiatras que desejam aprofundar seus conhecimentos na área, o curso conta com um corpo docente altamente qualificado, formado por psiquiatras, psiquiatria da infância e profissionais de saúde de outras áreas que agregam muito conhecimento. A pós-graduação visa capacitar os profissionais para atuar com segurança e sensibilidade, oferecendo suporte adequado a crianças e adolescentes e suas famílias. A abordagem multidisciplinar e integrada do curso proporciona uma visão holística do cuidado, preparando os profissionais para desafios complexos em diferentes contextos clínicos.

Porque escolher a PsiQs?

Dirigida exclusivamente por médicos, entendemos as necessidades dos alunos, que precisam de um ensino de qualidade aliado à aplicação prática.

Especializada em Psiquiatria

Somos a maior empresa de ensino médico em psiquiatria do Brasil, contando com diversas pós-graduações na área.

Soluções além do ensino

Temos prontuário médico próprio, inteligência artificial, secretária virtual, parcerias com assessorias (marketing, jurídica e contábil) e outros serviços. (Contratação à parte)

Suporte contínuo

Tenha contato diário diretamente com os coordenadores e professores para retirar suas dúvidas e auxiliar em seus casos clínicos.

Ensino diferenciado

Seja beneficiado por um ensino atualizado e de alta qualidade proporcionado por professores que são referências em sua área de atuação.

Networking

Seja inserido em uma rica Comunidade que conta com milhares de profissionais em todo o Brasil

Parceria integral

O aluno não é nosso cliente, é nosso colega e parceiro, queremos o seu crescimento profissional.

Feedback de alunos

Definitivamente se hoje me sinto apta e tenho segurança em prescrever medicamentos psicotrópicos e elaborar diagnósticos desde os mais simples até os mais complexos em Psiquiatria é graças a comunidade Psiqs. As aulas do Dr. Rafael, com sua didática incrível, nos permite sair da superficialidade e mergulhar em águas muito profundas de conhecimento. Sua paixão em ensinar e pela Psiquiatria é como um combustível que nos faz querer sermos sempre melhores e a persistir nessa busca incessante pelo saber. Obrigada por tudo comunidade Psiqs!!

    Ieda de Melo Pereira Borges

    CRM 24849-DF

    O curso PsiQs foi um verdadeiro presente! Abre nossa mente em várias vertentes da saude mental, aguça nosso conhecimento e traz uma riqueza de conteúdo inexplicável, onde você de fato aprende e é abordado sobre tudo da saúde mental! Uma oportunidade única de você se elevar no mercado atual, com esse curso tão atualizado, feito de uma forma tão respeitosa, cuidadosa e nos mínimos detalhes para oferecer o melhor!

      Vitor Goi
      Vitor Goi

      CRM 38653-BA

      De maneira inédita um curso online me abriu a mente e o coração, definitivamente para o universo da psiquiatria, a didática, o profissionalismo e a disponibilidade do professor Rafael Oliveira, trouxeram pra mim muito conhecimento científico prático e também empatia! Hoje sou um profissional da psiquiatria com mais auto confiança nas decisões terapêuticas, graças ao professor Rafael!

        Jacques Fernando de Vasconcelos

        CRM 25858-PE

        Bom dia , sou aluno do psiqs desde agosto de 2022 , é um curso sensacional a quem devo grande parte da minha formação em psiquiatria. Lá existem aulas que permitem uma formação de uma bagagem teórica sólida. Além disso temos também discussão de casos muito boas para refinamento da prática clinica. Recomendo fortemente.

          Marcelo Araujo Guanabara
          Marcelo Araujo Guanabara

          CRM 23543-CE

          Gostaria de expressar meu sincero reconhecimento a toda a equipe do PsiQs. Tenho tido a oportunidade de realizar diversos cursos e, mais uma vez, me impressiono com a qualificação dos professores, a qualidade do material ofertado e a disponibilidade dos docentes. Os conteúdos estão sempre atualizados, com referências de excelência e abordagens inovadoras, o que enriquece ainda mais o aprendizado. Um grande sucesso, e meus parabéns a todos os envolvidos!

            Rafaela Fernandes Gonçalves

            CRM 44183-RS

            Objetivos do curso

            O objetivo principal da pós-graduação em Psiquiatria da Infância e Adolescência é formar médicos e psiquiatras com uma compreensão aprofundada dos transtornos mentais que afetam jovens, capacitando-os para escolher estratégias terapêuticas adequadas a cada etapa do desenvolvimento. O curso busca fornecer uma formação abrangente, cobrindo desde o diagnóstico até o tratamento, sempre levando em conta o ambiente familiar, escolar e os ambientes de convívio social do paciente para promover intervenções mais eficazes e completas, próximas à vida real dos nossos pacientes.

            Ao final da pós-graduação, os participantes devem se sentir seguros para oferecer cuidados individualizados e humanizados, utilizando os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos para melhorar a saúde mental de jovens de forma ética e sensível.

            Atividades

            • Aulas assincronas

              ● Aulas assíncronas (gravadas), com conteúdo específico sobre os principais tópicos em Psiquiatria da Infância e Adolescência.

            • Material técnico

              ● Material teórico próprio, com disponibilização de slides e materiais bibliográficos de referência para complementar o aprendizado dos alunos.

            • Encontros ao vivo

              ● Encontros síncronos (ao vivo) mensais mediados pelo Zoom para discussão de assuntos pertinentes e atualizados da especialidade.

            • Discussoões em grupo

              ● Discussões no Foórum da Psiqs e em grupo de WhatsApp específico do curso de Psiquiatria da Infância e Adolescência.

            • Artigos relacionados ao tema

              ● Disponibilização de artigos de interesse relacionados ao tema.

            • Dúvidas com o professor

              ● Acesso direto e individualizado ao professor para retirada de dúvidas sobre os temas abordados nas aulas

            • O módulo “Fundamentos da Psiquiatria da Infância e Adolescência” proporciona uma visão completa dos principais temas que norteiam essa área, preparando os profissionais para uma prática clínica qualificada. Ele abrange desde a introdução ao estudo da psiquiatria infantil e sua história, até o uso dos manuais diagnósticos como o CID e o DSM, fundamentais para a avaliação e tratamento de transtornos em jovens. Além disso, explora o conceito de Medicina Baseada em Evidências (MBE), assegurando que os alunos possam aplicar práticas fundamentadas em dados científicos.

              O módulo também aborda aspectos práticos, como a organização do consultório para o atendimento infantojuvenil, a avaliação clínica de crianças e seus pais, e o impacto da doença mental parental no desenvolvimento dos filhos. Temas importantes, como a exposição a maus-tratos e o papel do psiquiatra na proteção de crianças, são discutidos em profundidade. Por fim, o funcionamento da Psiquiatria da Infância e Adolescência no SUS é explorado, destacando as particularidades do atendimento no sistema público de saúde.

            • O módulo “Desenvolvimento e Condições Clínicas” oferece uma visão aprofundada sobre o processo de desenvolvimento infantil e sua relação com diversos aspectos da saúde. Ele aborda desde o Desenvolvimento Embrionário e Neurodesenvolvimento, passando pelo crescimento físico, cognitivo, afetivo, psicossexual e educacional, com temas como alfabetização e desenvolvimento fonológico. Esses conhecimentos são fundamentais para que os profissionais compreendam as etapas normais do desenvolvimento e identifiquem possíveis desvios ou atrasos.

              Além disso, o módulo explora condições genéticas e neurológicas que afetam o desenvolvimento, como Síndrome de Down, Síndrome de Rett, Paralisia Cerebral e Epilepsia, oferecendo estratégias para o manejo clínico e a estimulação precoce nesses casos. Também são discutidas as implicações do desenvolvimento em crianças expostas a infecções de transmissão vertical, como HIV e sífilis, bem como o impacto de doenças crônicas, como o câncer, no desenvolvimento psíquico e emocional das crianças. O curso inclui discussões sobre cuidados paliativos na infância e adolescência, complementando a formação com uma abordagem humanizada e completa.

            • O módulo “Psicofarmacologia na Infância e Adolescência” oferece uma base sólida para a prescrição segura e eficaz de medicamentos psiquiátricos em jovens. Ele inicia com os Princípios de Prescrição Racional, destacando a importância de uma abordagem cuidadosa e individualizada, e aborda os fundamentos da Farmacocinética e Farmacodinâmica na infância, explicando como os medicamentos são absorvidos, metabolizados e excretados em organismos em desenvolvimento.

              Os principais grupos de medicamentos utilizados na prática psiquiátrica infantil são explorados em profundidade. Isso inclui aulas sobre Antidepressivos e Antipsicóticos, além de medicamentos como Anticonvulsivantes e Psicoestimulantes, que são frequentemente usados em condições como transtorno bipolar, epilepsia e TDAH. O módulo também abrange outras medicações menos comuns, permitindo que os profissionais desenvolvam um conhecimento abrangente sobre as opções terapêuticas disponíveis para crianças e adolescentes.

            • O módulo “Transtornos do Humor na Infância e Adolescência” aborda os principais diagnósticos, como Transtorno Depressivo Maior, Distimia, Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor e Transtorno Bipolar. Ele explora o Diagnóstico Diferencial e as Comorbidades, além de discutir o risco de Suicídio e Comportamentos Autolesivos, com foco na Intervenção em Crises.

              O tratamento é abordado tanto do ponto de vista psicoterápico quanto farmacológico, fornecendo ferramentas para o manejo clínico. O impacto dos transtornos do humor no desenvolvimento e na vida escolar é discutido, junto com a importância do Apoio Familiar no processo terapêutico.

            • O módulo “Transtornos Ansiosos na Infância” oferece uma visão abrangente sobre os principais transtornos de ansiedade em crianças e adolescentes. Ele inclui uma Introdução aos Transtornos de Ansiedade e explora condições como Ansiedade Generalizada, Transtorno de Pânico, Fobias Específicas, Ansiedade Social, Ansiedade de Separação, e Mutismo Seletivo. Transtornos como TOC, TEPT, Transtorno de Estresse Agudo e Transtorno de Ajustamento também são abordados, juntamente com o Diagnóstico Diferencial.

              O módulo oferece estratégias de tratamento, com foco na Terapia Cognitivo-Comportamental e no Tratamento Farmacológico, além de discutir a Prevenção e Intervenção Precoce para minimizar impactos a longo prazo. Também é tratado o Manejo da Ansiedade na Sala de Aula, oferecendo ferramentas para o ambiente escolar.

            • O módulo “Abordagens Psicoterapêuticas e Multidisciplinares” explora diversas modalidades de tratamento não farmacológico para crianças e adolescentes. Inicia-se com uma introdução aos conceitos da psicanálise e ao desenvolvimento emocional sob essa perspectiva, incluindo as ideias winnicottianas e a observação de bebês.

              O curso abrange diferentes contextos de psicoterapia, como intervenções na primeira infância, com foco em vínculos precoces, psicoterapia para escolares e adolescentes. Além disso, introduz a Terapia Cognitivo-Comportamental e suas técnicas, além de discutir terapias em grupo e a importância da parentalidade, considerando estilos parentais e a avaliação dos pais.

            • O módulo “Transtornos da Aprendizagem, Deficiência Intelectual e TDAH” oferece uma análise abrangente sobre as dificuldades de aprendizagem em crianças e adolescentes. Ele começa com uma introdução aos conceitos e classificações dos Transtornos da Aprendizagem e aborda o Diagnóstico Diferencial. O curso inclui uma exploração detalhada da Dislexia, Discalculia e Disgrafia, discutindo suas avaliações e intervenções específicas.

              O módulo também foca no Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), cobrindo aspectos neurobiológicos, critérios diagnósticos e abordagens clínicas, incluindo intervenções psicológicas e psicoeducacionais. Além disso, examina a Deficiência Intelectual, suas definições, diagnóstico e estratégias educacionais. A interação entre os transtornos de aprendizagem e comorbidades psiquiátricas é discutida, assim como a farmacoterapia no TDAH. Por fim, são abordadas questões de inclusão escolar e são apresentados estudos de casos para ilustrar a prática clínica
            • O módulo “Bullying, Abuso Sexual e Trauma” oferece uma compreensão abrangente sobre questões críticas que afetam a saúde mental de crianças e adolescentes. Ele inicia com uma Introdução ao Bullying, abordando definições, tipos e seus impactos psicológicos, além de estratégias de Avaliação e Intervenção em casos de bullying.

              O curso também discute o Abuso Sexual na Infância, focando na identificação e nas consequências psicossociais, juntamente com protocolos de intervenção. Aspectos como Negligência e Maus-Tratos são explorados, destacando suas consequências no desenvolvimento infantil e abordagens clínicas. A seção sobre Trauma Psicológico inclui definições, classificações e o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), com intervenções baseadas em evidências. O módulo ainda abrange o reconhecimento do trauma complexo, comorbidades psiquiátricas, o papel da escola na identificação e prevenção de bullying e maus-tratos, e estratégias de prevenção ao abuso. Por fim, aborda a resiliência em jovens expostos a traumas..

            • O módulo “Transtornos Disruptivos, Impulsos, Conduta e Transtornos por Uso de Substâncias” oferece uma visão abrangente sobre comportamentos disruptivos e o uso de substâncias na infância e adolescência. Ele começa com uma introdução aos Transtornos Disruptivos, abordando o Transtorno Desafiador Opositivo (TDO) e o Transtorno de Conduta, com foco em critérios diagnósticos, manifestações e etiologia. O módulo explora fatores genéticos e ambientais, além de intervenções psicológicas voltadas para o manejo desses transtornos, e discute a Impulsividade e o Transtorno Explosivo Intermitente.

              Na segunda parte, o curso foca no Transtorno por Uso de Substâncias (TUS), examinando a prevalência, critérios diagnósticos e impacto do uso de álcool, maconha e cigarros eletrônicos entre jovens. São discutidos fatores de risco, comorbidades psiquiátricas e abordagens terapêuticas, incluindo farmacoterapia. Além disso, são abordadas estratégias de prevenção ao uso de substâncias.

            • O módulo “Sono, Eliminações e Alimentação” explora aspectos críticos da saúde infantil relacionados ao sono, eliminação e alimentação. Inicia-se com uma introdução aos Transtornos do Sono, abordando a Insônia Infantil, o Transtorno do Sono-Vigília, e distúrbios do sono associados a transtornos neuropsiquiátricos. O módulo também discute Apneia do Sono, Ronco, e Parasônias, além de oferecer estratégias de Higiene do Sono para prevenção e intervenção.

              A segunda parte do módulo foca nos Transtornos de Eliminação, como Enurese e Encoprese, apresentando definições, diagnósticos e abordagens clínicas. São discutidas as intervenções para a enurese noturna e a encoprese, especialmente em crianças com transtornos do neurodesenvolvimento. Finalmente, o curso aborda os Transtornos Alimentares, incluindo Anorexia, Bulimia Nervosa, Transtorno da Compulsão Alimentar, Pica e Transtorno de Ruminação, além de desafios e estratégias de manejo para Alimentação Seletiva e Restritiva

            • O módulo “TEA e Neuropediatria” oferece uma análise aprofundada dos Transtornos do Neurodesenvolvimento, com foco no Transtorno do Espectro Autista (TEA). O curso inicia com uma introdução às definições e abordagens desses transtornos, seguida por uma exploração das características diagnósticas do TEA e seus fatores de risco e etiologia. A avaliação neuropsicológica é discutida, apresentando ferramentas e métodos essenciais.

              A parte seguinte do módulo aborda intervenções comportamentais baseadas em evidências, com ênfase no diagnóstico diferencial do TEA em relação a comorbidades psiquiátricas. O curso também examina o Transtorno do Desenvolvimento Intelectual, Transtorno da Linguagem, e Transtornos Motores, incluindo Síndrome de Tourette. A importância da neuropediatria na avaliação e tratamento é destacada, assim como a genética e neurobiologia subjacentes aos transtornos do neurodesenvolvimento. O módulo conclui com a discussão sobre intervenções precoces e abordagens multidisciplinares

            • O módulo explora uma variedade de temas relevantes na psiquiatria da infância e adolescência, começando com uma introdução aos Transtornos Psicóticos. São abordados aspectos como o Diagnóstico Diferencial, a Esquizofrenia Infantil e outras manifestações clínicas, além da avaliação neuropsicológica e intervenções psicológicas baseadas em evidências. O módulo também discute os desafios da farmacoterapia em crianças com transtornos psicóticos.

              Na sequência, o curso aborda Transtornos Somatoformes, incluindo Transtorno de Sintomas Somáticos e Transtorno Dissociativo, com foco em suas manifestações e comorbidades psiquiátricas. Uma parte importante do módulo é dedicada a questões de gênero e sexualidade, incluindo conceitos fundamentais, avaliação da identidade de gênero, disforia de gênero e diversidade sexual, considerando intervenções clínicas e questões éticas.

            Coordenador do curso:

            JOÃO GUILHERME DE ALMEIDA

            JOÃO GUILHERME DE ALMEIDA

            CRM: 42504-RS Psiquiatra-RQE: 38046 Psiquiatria da Infância e Adolescência-RQE: 39709

            Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Residência médica em psiquiatria pelo Hospital São Lucas da PUCRS. Residência médica em psiquiatria da infância e adolescência pelo Hospital Psiquiátrico São Pedro. Mestrando em Psiquiatria e Ciências do Comportamento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul Coordenador da pós-graduação de psiquiatria da infância e adolescência da PsiQs. Psiquiatra do Corpo Clínico do Hospital da Criança Santo Antônio - Santa Casa de Porto Alegre

            Amanda Colognese Pelizzer

            Amanda Colognese Pelizzer

            CRM: 42923-RS | PSIQUIATRIA - RQE Nº: 36898 | Psiquiatria da Infância e Adolescência - RQE Nº: 39159

            Amanda Colognese Pelizzer, médica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Psiquiatra pelo Hospital Mãe de Deus, especialista em Psiquiatria Infância e adolescência pelo Hospital Psiquiátrico São Pedro (SESRS).

            Ana Luiza da Silva Ache

            Ana Luiza da Silva Ache

            CRM: 39613-RS | PSIQUIATRIA - RQE Nº: 34329

            Ana Luiza da Silva Ache, médica pela Universidade Federal de Ciênciasda Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Psiquiatra pelo Hospital São Lucas da PUCRS, especialização em Psiquiatria da Infância e Adolescência pelo Hospital Psiquiátrico São Lucas da PUCRS, Especialização em Psicoterapia da Infância e Adolescência pelo CEAPIA, Mestre em Psiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

            RAFAEL RODRIGUES OLIVEIRA

            RAFAEL RODRIGUES OLIVEIRA

            CRM: 22450-DF | PSIQUIATRIA - RQE Nº: 18616 | Psicoterapia - RQE Nº: 23022 | Auditoria Médica - RQE Nº: 23059 | Diretor Acadêmico da PsiQs

            É Médico Psiquiatra, Psicoterapeuta e Auditor Médico. Com Residência Médica em Psiquiatria, pelo Hospital Psiquiátrico São Pedro, é especialista em Psicoterapia, pelo CELG/UFRGS e em Auditoria Médica, pela ABRAMPAS. Mestre, pela UFRGS. É concursado pelo Poder Judiciário da União sendo responsável pelas perícias trabalhistas de psiquiatria e pela assistência médica dos servidores e magistrados. Coordenador da pós graduação em Psicofarmacologia e Psiquiatria.

            Eleve sua prática clínica a um novo patamar

            Se você busca aprimorar suas habilidades na prescrição de medicamentos psiquiátricos e oferecer o melhor tratamento possível para seus pacientes, a Psicofarmacologia Avançada PsiQs é o curso ideal para você.

            Psiquiatria da infância e adolescência

            Avançado – Direcionado para a prática

            12x R$ 990,00/mês

            Garantia

            Sabemos da qualidade dos nossos cursos e que o aluno ficará conosco ao longo de toda a jornada. Ainda assim, você pode trancar sua matrícula ou sair a qualquer momento do seu curso de pós-graduação ou curso livre/de extensão, sem multa ou taxas adicionais.

            *Até 7 dias após a matricula há devolução de todo o valor investido.

            **Caso haja trancamento ou cancelamento de matrícula, o aluno será reintegrado conforme disponibilidade de turmas, valores e condições praticadas à época do retorno